A criação da Secção dos Dadores de Sangue dos Bombeiros Voluntários de Benavente, resultou da iniciativa tomada por alguns Bombeiros Dadores, que, com o apoio da Direcção e Comando, nomearam os seus primeiros responsáveis, a saber :
Senhor Osvaldo Pedroso, Presidente da Associação, Senhor José Luís Parracho, Comandante Interino, Senhores Nuno Guilherme, João Manuel Sousa e João Guerra, Bombeiros desta Corporação.
Para a concretização deste objectivo, foi indispensável a ajuda, colaboração e amizade da Senhora D. Maria Antónia , do Instituto Português de Sangue (IPS), que, desde a primeira hora, se disponibilizou para servir de elo de ligação , entre os Bombeiros Voluntário de Benavente e o IPS.
A primeira recolha de sangue realizada em Benavente efectuou-se a 10 de Junho de 1992, tendo assim a Secção, conseguido criar o seu 1º Banco de Sangue.
Entre 1992 e 1995, decorreram duas recolhas anuais, nos meses de Junho e Novembro, com uma média de 60 dádivas.
No ano de 1996, por sugestão dos dadores da Secção, passsou-se a organizar mais uma recolha anual, que decorre no mês de Fevereiro.
Em algumas dádivas chegam-se a juntar mais de 100 dadores.
Neste momento, a secção conta com mais de 300 dadores inscritos, conseguindo-se actualmente uma média de 80 dádivas de sangue por recolha, contando sempre com o apoio do IPST.