Identifique-se
JÁ ESTOU REGISTADO

Introduza o seu USERNAME e PASSWORD para se identificar na nossa página.
Identifique-se
JÁ ESTOU REGISTADO

Introduza o seu USERNAME e PASSWORD para se identificar na nossa página.
Username
Password
Recuperar password
Login
Dados de acesso inválidos
Não existe nenhuma conta registada que coincida com o USERNAME e a PASSWORD que introduziu.

Se não recorda a sua PASSWORD, utilize o link Recuperar password.

Se deseja registar-se, utilize o botão Nova conta.
Voltar
Recuperar password
ESQUECEU A SUA PASSWORD?

Se esqueceu a sua PASSWORD, indique o seu USERNAME ou o seu EMAIL e enviar-lhe-emos um email com os dados de acesso.
Usename / email
Login
Recuperar
Alterar password
Altere a sua password
Nova password
Confirme password
Fechar
Alterar
FAÇA-SE SÓCIO
O seu registo foi efetuado com sucesso
EMERGÊNCIAS 112  |  GERAL 263 516 122

HISTÓRIA

Em 8 de Julho de 1885 em casa do Comendador João Sabino de Almeida Fernandes, foi realizada uma assembleia para definir os estatutos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Benavente (A.B.V.B), considerando-se assim esta a data de fundação da referida associação.
  • Arthur Montanha Gonçalves; 
  • César Sabino Fernandes; 
  • Francisco Nunes D’Almeida; 
  • Francisco de Oliveira Rozo; 
  • Francisco da Silva Tavares;
  • João António Pereira Júnior; 
  • Joaquim Dias Ferreira; 
  • Joaquim Ferreira Pedrosa; 
  • José Augusto Barbosa; 
  • José Ferreira de Faro;

Ocorreram diversos “conflitos ” com outras associações do concelho, mas apesar disso, a A.B.V.B conseguiu realizar algumas actividades com muito valor, entre as quais a inauguração de viaturas e a ampliação das suas instalações. Em 1937, foi inaugurado um novo quartel. 

Em 1947 ocorreu um dos maiores acidentes com uma viatura (pronto- socorro) dos bombeiros quando esta regressava de um exercício. Registaram-se  assim vários feridos  e também o falecimento do 2º Comandante, Aníbal Nunes Ferreira.

Passados 5 anos é entregue a esta corporação de bombeiros uma ambulância adquirida por subscrição pública. A Santa Casa da Misericórdia também ofereceu uma ambulância aos bombeiros, sob a condição de estes lhe transportarem os doentes. Em 1961, a associação adquire a sua primeira viatura pesada (em segunda mão) que é transformada em auto-tanque, para combate a incêndios.

Com o aumento dos acidentes rodoviários e para se efectuar um socorro mais eficiente às vitimas, a A.B.V.B adquiriu uma viatura de desencarceramento, uma das poucas existentes na sua zona de  intervenção.

Em 1985, foi inaugurada a secção avançada de Santo Estevão que surgiu devido à distância a que se encontra esta da freguesia, procurando assim responder  mais rapidamente e melhor às chamadas de emergência.

 

No dia 13-05-1993 foi inaugurado o atual quartel situado na Avenida Dr. Francisco José Calheiro Lopes, sob o comando de José Luís Facha Rodrigues Parracho, 2º comandante (Comandante Interino nesse momento).

 Os Bombeiros de Benavente possuem atualmente 1 INEM, 2 ABSC, 4 ABTD, 3 ABTM, 1 VSAT, 2 VFCI, 1 VRCI, 1 VLCI, 1 VUCI, 1 VTTU, 1 VCOT, 1 VTPT, 2 Barcos, 4 Bicicletas. O quadro activo é composto por cerca de 60 Homens no ativo, sendo o seu atual comandante José Manuel Ferreira Nepomuceno.

 

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER Receba no seu email todas as nossas informações,
alertas, eventos, conselhos entre outras novidades.
ACESSOS IMPORTANTES Manual Merck RNBP - Recenseamento Bomb. Portugueses Liga dos Bombeiros Portugueses ENB LINKS ÚTEIS Proteção Cívil Farmácias de Serviço Carta de Marés Corpos de Bombeiros hi5 da nossa mascote FENIX ESPAÇO INFANTIL Nós e os Riscos Colorir Cortar e Colar DOWNLOADS Legislação CONTACTOS Contactos Mapa Google
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Benavente © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by omsite.com